Home Parceiros Políticas Contato

11

Resenha Amiga #13 - Divergente - Veronica Roth

Olá Amores!

Hoje temos:



Mais uma resenha recebida! Obrigada a todos que estão colaborando com essa coluna. Em breve, a resenha de vocês estará aqui também!

A resenha foi enviada pela 
Thamires Rusafa.


Encontre-a aqui: 
Blog 



Divergente - Veronica Roth

(a resenha abaixo NÃO contém spoiler)


Divergente é o primeiro livro da série de gênero distópico, da autora Veronica Roth. No livro Divergente, em primeira pessoa, é contada a história de Beatrice Prior que vive numa Chicago futura. Quando a sociedade acreditou que cada pecado dava origem a guerra, dividiram-se em cinco facções, cada uma prezando uma virtude: Audácia, Abnegação, Amizade, Franqueza e Erudição. Assim que as pessoas chegam a seus 16 anos de idade são realizados os testes de aptidão, do qual você obtêm o resultado a qual facção pertence, e então, na Cerimônia de Escolha você deve escolher entre ficar na facção de sangue (onde nasceu e onde sua família pertence) ou ir para outra facção, longe de parentes e tendo que se acostumar com outra cultura.
“Eles dividiram em facções que pretendiam erradicar essas qualidades que eles acreditavam serem responsáveis pela desorganização do mundo. [...]
Aqueles que culparam a agressão formaram a Amizade.
Aqueles que culparam a ignorância se tornaram Erudição.
Aqueles que culparam a hipocrisia criaram a Franqueza.
Aqueles que culparam o egoísmo fizeram a Abnegação.
E aqueles que culparam a covardia foram o Audácia.”
Beatrice Prior, nossa personagem principal, nasceu na Abnegação e está prestes a realizar seu teste de aptidão e escolher entre ficar na facção em que nasceu ou escolher outra. Ao passar pelo teste de aptidão, Beatrice descobre ser Divergente e é alertada para não dizer isso a ninguém, pois é extremamente perigoso que os outros saibam. E é aqui que Beatrice choca a todos pela sua escolha da facção. Em seu novo mundo, ela agora escolhe o nome Tris.

Comparado constantemente com Jogos Vorazes, eu até percebi uma ligeira semelhança entre os dois livros, entretanto ao desenrolar da leitura você percebe que praticamente não há nada que se possa igualar as duas obras. Acredito que o que leva a comparação é o gênero, pois no início o que o leitor sente ao ler é parecido com o que se sente ao ler JV. Afirmo então que não há semelhança entre eles.

Divergente foi uma ótima escolha de leitura! A autora tem uma escrita incrível, e não sei se é porque adorei o gênero e o livro, mas tenho que elogiar ao máximo para tentar te convencer a lê-lo. Não há uma pausa sequer na vida de Tris, portanto não há um capítulo que fique na mesmice, que dê sono ou algo do tipo. 

Algo que me deu vontade de ler foi só de olhar para a capa. Ao analisá-la tive várias ideias sobre o que o livro tratava, mas nada comparado ao que li. Pela escolha da facção de Tris, você se encontra em constante ansiedade e quando se der conta devorou o livro em questão de segundos. Pela escrita nos sentimos conectados com a personagem, acabamos sentindo as mesmas coisas, odiando os outros personagens e ficando na dúvida sobre cada eles. Veronica nos deixa, realmente, na pele de Tris.

A dificuldade dos personagens em se adaptar as facções foram muito bem detalhadas e escritas, assim como o romance contido no livro (o qual demora um certo tempo para aparecer). O personagem com quem senti mais afinidade foi Tori. Tori foi a personagem que fez o teste de aptidão de Tris, ela pertence a Audácia e é a única que soube sobre Tris ser Divergente, alertando-a ao máximo. Acho que foi a minha preferida por ser bem diferente dos outros, demonstrou uma certa segurança para Tris em manter seu segredo com ela.

O livro em si surpreende muuuuuito, mas também deixa a desejar no romance (o que em partes foi bom por não ser nada meloso) e em algumas partes a autora parece exigir muito da personagem principal, forçando-a a fazer algo. Em outras partes Tris é completamente corajosa e se preocupa muito com suas fraquezas. É um ótimo livro, em todos os aspectos. Se ainda não leu, corre porque o segundo livro da série já está nas livrarias: Insurgente!



Comentou?!?

Aproveite para participar da Super Promoção de Férias!

6 blogs. 6 livros. 2 sortudos.

Corre que é até dia: 01/07!

Clique aqui para ver as regras e participar!


Participe também da Promoção: Resenha Amiga!

Basta enviar a sua resenha e concorrer ao sorteio dos livros:

- As Violetas de Março;
- O Lorde Supremo.

Clique aqui para ver as regras e participar!


Merry Meet, Merry Part and Merry Meet Again

11 comentários:

  1. Amei a resenha.
    Adoro essa coluna, tô pensando em enviar a minha resenha também!
    Parabéns pelo blog ta muito lindo!!!

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Boa noite :)
    Como vai?
    Curti a resenha *---*
    Só de não ter um romance tão meloso pra mim já conta muito kkkkkkkk

    Beijos
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo fava muito bem desse livro, mas é unânime... ninguém gostou do romance, parabéns pela resenha e pretendo ler os livros dessa série em breve.

    beijos
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler Divergente. Acho a ideia bem legal e, como adoro distopias, acho que vou gostar do livro.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro e continuo numa árdua saga para trocá-lo no skoob. Não estava animada para ler antes de saber que a Kate estava no filme, agora, quero saber mais sobre o personagem dela. Espero gostar também!! =D

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de ler o livro ;) ótima postagem
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. É um livro bem gostoso de ler. E diferente. Já imaginou viver assim? Eu seria uma que não ia saber pra onde ir...mas provavelmente iria lá para aquela facção dos sacanas, erudita :S
    Quer morrer não! xD
    É bem interessante essa trama, cheia de coisas legais e boas de ler mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Blake, não vou dizer que quando li as resenhas deste livro e vi a sinopse eu gritei: PLÁGIO DE JOGOS VORAZES, NEM VOU LER, CADA A CRIATIVIDADE DESTE SER QUE DIZ SER UMA ESCRITORA. Mas depois eu baixei o e-book e fui dando uma olhadinha em cada trecho do livro e vi que é um pouquinho diferente de THG. Nada haver com a minha 4ª saga preferida e hoje tô louco para comprar os livros e lê-los antes de lançar o filme. E parabéns pela nova coluna. Voltando com o blog e tem post novo, passa lá.

    http://j-a-santos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adoro Divergente. COnseguiu ser tao surpreendente e viciante como JV, só que a protagonista é mil vezes melhor rs
    Quero ler Insurgente logo!! saudade do meu Four
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Gosteei da resenha! Vim retribuir a sua visitinha no meu blog! Obrigada e sucesso, vou te seguir assim que eu entrar pelo computador amanha,pq agr estou pelo cel hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. adoreei a resenha! vim retribuir a sua visita no meu blog, ja estou te seguindo, se você tiver gostado do meu blog segue la....

    Bjooos
    http://garotaa-complicadaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com muita originalidade e carinho! E faça uma blogueira feliz!
Sem ofensas, por favor.
Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...