Home Parceiros Políticas Contato

8

Resenha Amiga #23 – Coisas frágeis(Vol. 2) - Neil Gaiman

Olá Amores!

Hoje temos:



Resenha enviada pela: Débora Miller
 
Sobre a Débora:
Meu nome é Débora, sou formada em Artes Cênicas e moro em Londrina. Tenho um blog. Gosto de ler desde que me entendo por gente. E também gosto de ver filmes e séries, e ouvir música.


O primeiro volume de Coisas Frágeis  é um apanhado de contos, crônicas e poemas que ele publicou em diversas outras antologias e outros que são inéditos, ou reescritos. Tendo como inspiração sonhos, fotografias, memórias de infância e releituras de contos de fadas, Gaiman demonstra sua originalidade e versatilidade de um dos mais aclamados escritores britânicos da atualidade. Isto você sabe, está na contracapa do livro, o autor é aclamado pelo The New Times, entre outros. Mas o que eu deixei de citar na resenha anterior, e que acho que foi um erro, é a história de como o livro ganhou o nome de: Fragile Things.

Gaiman faz uma detalhada introdução descrevendo partes do processo criativo de cada um de seus contos, e nesta introdução ele também comenta sobre o motivo da escolha do nome desta antologia. Inicialmente, o título seria esta frase que está escrita no antigo quadrinho dominical Little Nemo - o da imagem logo acima - Essas pessoas devem saber quem somos e contar que estivemos aqui. Entretanto, uma frase que lhe ocorreu em um sonho (Gaiman, o senhor dos sonhos) ficou martelando em sua cabeça e logo que ele se levantou, teve que anotá-la. Mais tarde ele descobriu que a frase pertencia a uma música, presente no CD As Smart As We Are, da banda One Ring Zero. A frase era a seguinte: “I think…that I would rather recollect a life misspent on fragile things than spent avoiding moral debt.”

Em vários momentos de sua introdução o autor declara que histórias são como pequenas coisas muito frágeis, e que boas histórias, são as mais frágeis, mas são aquelas que perduram à pessoas, sociedades e até mesmo a continentes. Por diversas vezes ele salienta esta importância da passagem das histórias que são passadas por gerações e da importância disto, não somente para a perpetuação destas histórias, mas para formação de caráter e criatividade das gerações mais novas. 

Um dos meus contos - na verdade, um poema - favoritos foi escrito, também, para uma de suas filhas: Maddy. Se ele dedicou o M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O conto O Pássaro do Sol - presente no volume 1 - a sua filha mais velha Holly, a mais nova deve sentir-se mais do que lisonjeada do poema Cachinhos ter sido dedicado a ela. E no momento, eu sinto uma invejinha por elas serem filhas de quem são.

O poema, inspirado na história de Robert Southey, sobre Cachinhos Dourados e os Três Ursos,que na verdade, falava sobre uma velha. Mas como as pessoas achavam que uma velha não seria interessante para atrair a atenção das crianças, ela virou uma garotinha. Gaiman mistura as duas versões, assim como mistura a identificação da filha e a sua própria identificação, tanto quando criança quanto agora como adulto e pai. É um questionamento e uma reflexão sobre estas duas fases da vida, e como através destas histórias de contos de fadas estas fases se comunicam.

Eu poderia discorrer sobre cada um dos contos aqui. Mas este volume tem um pouco mais de histórias que o anterior, e é também um pouco mais dark que o outro. Acho que fica meio difícil pra mim escolher qual deles eu mais me identifiquei ou qual conto eu gostei mais. O mais importante é dizer que o autor continua eclético e nos surpreendendo a cada conto com sua multiplicidade de estilo.



Comentou?!?


E concorrer aos livros “Bruxos e Bruxas” e "A Livraria 24h do Mr. Penumbra".

Clique aqui para ver as regras e participar.

Basta comentar nos posts de agosto.



Não deixe de participar da Promoção Sedução ao amanhecer!

Em parceria com a Editora Arqueiro, essa promoção vai fazer você concorrer ao sorteio de um exemplar do livro "Sedução ao Amanhecer" da autora Lisa Kleypas.

Clique aqui para ver as regras e participar.

E que tal participar da Promoção Resenha Amiga?!?

Basta enviar sua resenha e concorrer ao sorteio do livro:

- O Livro da Loucura e das Curas

Confira as regras aqui e participe!



Merry Meet, Merry Part and Merry Meet Again




8 comentários:

  1. Não conhecia o livro, e acho que não leria!
    Não gosto muito desse tipo de leitura!

    ResponderExcluir
  2. Já ouvir falar muito bem do autor porem nunca li nem dos livros dele, mas acredito que esse eu não leria, não me chamou muita atenção, não gosto desse tipo de livro.

    ResponderExcluir
  3. várias vezes já pensei em comprar este e o primeiro livro, mas sempre acabo mudando de idéia :(
    parece ser tão bom ;~~

    ResponderExcluir
  4. Eu acho LINDA demais a apa desse livro <3 Infelizmente nunca li nada do Neil Gaiman e morro de vontade de ler... Mas acho que não começaria poe este...

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia mesmo esse livro..parece ser bem interessante..nc li nada desse autor e fiquei bastaste curiosa..vou procurar saber mais dele =)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu sou fã das resenhas da Débora, acho muito ricas em conteúdo e tem uma escrita belíssima. Obrigada pela dica, esse livro é do tipo que eu aprecio mais pouco leio, acho o gênero um tanto injustiçado. Mas além de gostar de lê-las, também escrevo poesia e crônica. Bjs... anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada do Neil Gaiman, mas vi ótimas resenhas sobre seus livros e sua narrativa peculiar.
    Já esses 2 livros em promoção na Submarino, mas na época não tinha nenhum interesse em comprá-lo, mas depois de ler essa resenha fiquei curiosa para conhecer os contos e poemas.

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Ainda não li primeiro livro, mas gosto de contos e já fiquei interessada no segundo também ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com muita originalidade e carinho! E faça uma blogueira feliz!
Sem ofensas, por favor.
Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...