Home Parceiros Políticas Contato

16

Resenha Amiga #18 - Coisas Frágeis - Neil Gaiman

Olá Amores!

Hoje temos:



Resenha enviada pela: Débora Miller

Sobre a Débora:

Meu nome é Débora, sou formada em Artes Cênicas e moro em Londrina. Tenho um blog. Gosto de ler desde que me entendo por gente. E também gosto de ver filmes e séries, e ouvir música.


Coisas Frágeis foi dividido em dois volumes e é uma seleção de contos que Gaiman escreveu e publicou em outras antologias ou que ele tenha escrito avulsos e tenha deixado em sua gaveta. Este volume conta com 9 contos e é ligeiramente mais grosso que o segundo volume. Há uma introdução do próprio autor apresentando cada conto, como e porque ele escreveu. E alguns detalhes de seu processo criativo. 


Acho que este livro de contos é um exemplo ótimo de como este autor pode ser criativo e eclético em sua linha narrativa. Há contos fantásticos, estilo que o consagrou, contos de suspenses e contos com uma linguagem crua e sem frescuras que realmente me surpreendeu. Nunca pensei que ele, um autor que muitas vezes escreves fantasias para crianças, pudesse utilizar-se de uma linguagem muito mais dura e sem eufemismos como nos contos de Lembranças e Tesouros e O problema de Susan,p or exemplo. Este último, por utilizar uma personagem injustiçada de As crônicas de Nárnia - e acredito que muitos ficaram também descontentes e revoltados com seu destino na última crônica - achei que seria muito mais voltado para a fantasia e purpurinas e coisa e tal. Mas me enganei totalmente.

Aliás, vale um conselho: nunca se deixe enganar por Neil Gaiman. Você pode cair em um erro bobo como este. O conto mescla certas passagens da infância para a vida madura, e como elas se interligam, e há sexo, e há culpa, e também uma discussão sobre literatura infantil. Fiquei um tempo refletindo sobre as coisas que aparecem neste conto, e cheguei a conclusão que um dia preciso reler As crônicas de Nárnia, principalmente esta última história.

Um de meus contos favoritos é O Pássaro-do-Sol que ele escreveu - segundo palavras do próprio autor - para sua filha mais velha, Holly. Este sim, é um conto de fantasia no sentido mais literal da palavra. Não leio muito contos, sou uma pessoa que fica meio com raiva com os seus finais, que por não serem romances, normalmente ficam em aberto ou muito menos claros do que deveriam ser. Tenho um pouco de raiva de finais em aberto. Minha cabeça sempre fica imaginando milhões de possibilidades e eu sempre meio que enlouqueço com isto. (O que na verdade era meio que a intenção do autor). 

O conto, sem sombra de dúvida, deve ser uma das fantasias mais gostosas que já li e acho que ela merecia ser transposta pra outra mídia, como os quadrinhos ou então se fizessem um curta-metragem eu não acharia ruim. Aprendemos um nome também que devemos colocar na nossa listinha de autores a conhecer: R.A. Lafferty. De acordo com Gaiman este conto tem grande influência do escritor, então mais do que motivo pra se procurar tudo o que se puder saber sobre o cara.

Há outros contos como Golias, uma ficção-científica, baseada no universo do filme Matrix e que foi lançado como uma promoção para o filme. Gaiman pega um acontecimento isolado do filme, que pouco tem importância no filme, mas que é o mote central deste conto. É demais. Os personagens não são os mesmos do filme, mas é muito bom mesmo assim. Um estudo em esmeralda também um conto de mistério que reúne a racionalidade da histórias de Sherlock Holmes e o fantasiosa das histórias de Lovecraft. 

Dois contos também fazem referência a outros livros de Gaiman, como A vez de Outubro, uma espécie de ensaio para O livro do cemitério. E O monarca do vale. Não posso dizer que pude aproveitar muito este, pois ele é uma sequência de Deuses Americanos, e teve influências também do roteiro para o filme Beowulf. Como não li o livro, acho que não pude me identificar muito com Shadow a personagem principal. Quando ler o livro, vou reler este conto.

Não vou especificar conto a conto aqui, eu não sei muito bem como fazer resenha de livros de contos. Mas acho que deo dizer, que este meu reencontro com Gaiman foi ótimo e confirmou minha admiração pelo cara.




Comentou?!?


Basta comentar nos posts de julho.

E concorrer ao livro “Simplesmente Ana”.

Clique aqui para ver as regras e participar.

Confira e comente nas postagens de Julho!!!


Não deixe de participar da Promoção Sedução ao amanhecer!

Em parceria com a Editora Arqueiro, essa promoção vai fazer você concorrer ao sorteio de um exemplar do livro "Sedução ao Amanhecer" da autora Lisa Kleypas.

Clique aqui para ver as regras e participar.


Participe também da Promoção Férias Recheadas com Livros!

São 9 livros e 2 sortudos!

Não perca essa oportunidade!

Clique aqui para ver as regras e participar.



E que tal aproveitar para participar da Promoção: Resenha Amiga!

Basta enviar a sua resenha e concorrer ao sorteio dos livros:

- As Violetas de Março;
- O Lorde Supremo.

Clique aqui para ver as regras e participar!
Merry Meet, Merry Part and Merry Meet Again




16 comentários:

  1. Nunca li nada do Gaiman, apesar de que comprei " o oceano no fim do caminho" esses dias e pretendo ler em breve. Quem sabe se gostar dou uma chance a ese livro de contos também, já que por essa resenha achei bem interessante.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da resenha, coo eu não li nada do Gaiman agora estou mais do que interessada.
    Esse livro está sempre em promo no submarino, agora quando eu puder ele vai para o carrinho compras.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  3. Oi Débora, você escreve lindamente! Parabéns!

    Eu evito ler contos.. Gosto, mas se tiver de escolher, acabo pegando um livro de uma estória só... Mas seus comentários me deixaram muito interessada neste. Vai para a lista. :D

    Beijos!

    Nadja Moreno - Escrev'Arte

    ResponderExcluir
  4. Oie Débora e Blake
    já li um livro do autor, e sou louca para comprar este, pois queria muito ver outros contos dele. Muito legal ele escrever um conto direcionado pra filha!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li nenhum livro do Gaiman, mas já vi muitos elogios sobre suas obras e este está sendo bem comentado. Só não sei se leria, apesar de gostar de contos sempre que acabo de ler um fico querendo mais da história e geralmente eles já tem um desfecho, não sei se aproveitaria bem uma leitura só de contos kkk Mas fiquei curiosa com os contos citados. Parabéns pela resenha Débora!

    Abraços, Raquel.
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  6. Que resenha legal! Gostei. Preciso ler algo do autor. Nunca li nada, acredita?

    Abraços,
    Igor Gouveia
    diariodebordodeumleitor.com
    (Espero seu comentário lá.)

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada do autor, mas ele é tão comentado que tenho muita curiosidade. Não sabia que esse livro era de contos, como adoro eles fiquei com mais vontade ainda de ler.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, amo o Gaiman desde que li Coraline, amo a escrita dele, ainda não li esse, mas vou com certeza lerei
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nada do Neil Gaiman, mas tenho muita vontade mesmo de ler! Adoro contos, fiquei com vontade de ler esse! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  10. sempre vejo este livro em promoção e já fiquei tentada varias vezes em comprá-lo...
    confesso que esta foi a primeira resenha que li dele, e apesar de achar interessante, acho que a leitura não iria me prender muito :(
    quem sabe um dia né... :P

    ResponderExcluir
  11. Adoro contos e pelo visto ele escreve muito bem neah?!
    Adorei a resenha, impecável!!

    beijos!

    http://pamlepletier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Esse livro não me chamou muito a atenção,
    não leria, por não curtir muito o gênero, não curto muito contos e tal,
    a capa também não me chamou a atenção

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não tenho o costume nem o gosto pra ler contos, mas estes me chamaram a atenção, um por utilizar a personagem das Crônicas De Nárnia, e outro por citar Sherlook Holmes paródiando Um Estudo em Vermelho como Um Estudo em Esmeralda. Estas são obras que eu gosto muito... Adorei a resenha! Bjs...
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  14. Não tenho o costume nem o gosto pra ler contos, mas estes me chamaram a atenção, um por utilizar a personagem das Crônicas De Nárnia, e outro por citar Sherlook Holmes paródiando Um Estudo em Vermelho como Um Estudo em Esmeralda. Estas são obras que eu gosto muito... Adorei a resenha! Bjs...
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  15. Não sou muito fã de ler contos, entretanto fiquei muito curiosa para ler este livro. E a capa é muito bonita.
    Bjs!
    http://pocketlibro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Eu gosto de contos e esse chamou logo a minha atenção
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com muita originalidade e carinho! E faça uma blogueira feliz!
Sem ofensas, por favor.
Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...