Home Parceiros Políticas Contato

12

Resenha #17 - A Abadia de Northanger - Jane Austen

Olá Amores!!!

Hoje é dia de:


O livro resenhado foi recebido através da parceria com a Editora Martin Claret.
E ele se encontra na “Promoção 800 Seguidores” aqui do blog. Basta conferir clicando no banner aqui do lado direito.




A Abadia de Northanger - Jane Austen

Sinopse: Considerado o mais ligeiro e divertido livro de Jane Austen, A Abadia de Northanger conta a história da adorável Catherine Morland, jovem fascinada por romances góticos e possuidora de vívida imaginação. Em meio aos passeios e bailes da sofisticada sociedade de Bath (onde se depara com coqueteria, insinceridade, vaidades e intrigas) e à estada na Abadia de Northanger (onde se depara com os perigos de se deixar arrebatar pela imaginação), esta ingênua e íntegra heroína encontra o amor, bem como passa a conhecer melhor a natureza humana. “Por que não aproveitar o prazer de uma vez? Quão frequentemente a felicidade é destruída por tolos preparativos!” Jane Austen “[Jane Austen] era uma mulher escrevendo sobre o ano 1800 sem rancor, sem ódio, sem medo, sem protestar, sem pregar. Era assim que Shakespeare escrevia.” Virginia Woolf.



Catherine Morland não era uma criança bonita, ela mesma sabia disso, mas com o passar dos anos a jovem se tornou uma bela dama. Catherine tem 17 anos e é uma moça sonhadora, ingênua e que adora ler romances góticos. Ela deixa sua casa e parte em viagem com seus vizinhos Mr. e a Mrs. Allen para a cidade de Bath, lá ela desfrutará do balneário, bailes e idas ao teatro.

E é em Bath que Catherine será objeto da apreciação dos rapazes, em especial de Henry Tilney. O jovem bonito, educado, inteligente e de bom caráter chama sua atenção durante um baile onde se torna o seu par. É também lá que ela conhece Isabella Thorpe, que imediatamente se torna sua amiga e confidente. Isabella é uma moça fútil e leviana que acaba por ficar noiva de um dos irmãos de Catherine, James Morland, que inclusive é amigo do irmão de Isabella, John Thorpe.

"Com entusiasmo maior do que o de costume, Catherine correu para o balneário no dia seguinte, com a íntima certeza de lá deparar o Sr. Tilney antes do fim da manhã, e estava pronta para encontrá-lo com um sorriso; mas nenhum sorriso foi necessário: o Sr. Tilney não apareceu [...]". (pág. 31)


Isabella começa a tentar fazer com que sua amiga Catherine se envolva com seu irmão John, mas Catherine não consegue pensar em ninguém mais que Henry Tilney. John por diversas vezes vai tentar afastar Catherine de Henry. As conversas entre John e Catherine nunca a agradam, pois John sempre parece perdido ou tentando impressioná-la falando sobre seus cavalos.

Para a surpresa e felicidade de Catherine, o General Tilney, pai de Henry, a convida para passar alguns dias em sua propriedade, a Abadia de Northanger. E durante a hospedagem sua imaginação corre solta fazendo com que ela imagine que a casa esconde segredos terríveis sobre o passado do Genereal Tilney. Sendo a Abadia o palco de seu próprio romance gótico. Aqui começa um jogo de manipulação e mentiras onde os protagonistas são os irmãos Thorpe Isabella e John.

"Abadia de Northanger! Estas eram as palavras arrepiantes, que elevaram os sentimentos de Catherine até o mais alto êxtase. Seu coração gratificado mal podia conter sua expressão numa linguagém de razoável calma. Receber convite tão lisongeiro! Ter sua companhia tão calorosamente solicitada! [...]". (pág. 149)


O romance é narrado em 3º pessoa, com diversas cenas divertidas, críticas sociais e com certa dose de ironias. O livro é composto por uma leitura leve e prazerosa. O personagem que menos gostei foi John Thorpe, não porque ele é um dos vilões – afinal eu gosto dos vilões –, mas sim porque ele é muito chato, ao contrário de sua irmã Isabella, que é detestável, mas uma ótima manipuladora, que acaba por tornar o livro interessante.
Leiam e deliciem-se com A Abadia de Northanger da autora Jane Austen. Eu recomendo!

Número de Páginas: 280
Gênero: Romance.
Classificação: 




Comentou! Então preencha uma vez o formulário da "Promoção 800 Seguidores" e concorra ao livro de terror "Frankenstein, Drácula, O Médico e o Monstro" e um de romance "A Abadia de Northanger", ambos da Martin Claret!

Por hoje é só...

Merry Meet, Merry Part and Merry Meet Again

12 comentários:

  1. Oi Blake,

    li apenas Orgulho e Preconceito da Jane Austen, mas morro de vontade de ler outros livros dela! Pela sua resenha A Abadia de Northanger parece ser muito bom e fiquei morrendo de vontade de lê-lo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi*
    Fiquei com uma vontade muito grande de ler este livro. Nossa, não gosto muito dos vilões não* rsrsrsrs
    Gosto muito dos livros da Jane Austen, preciso ler este com certeza. Tenho certeza que vou gostar da história.
    Sua resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  3. Oi Blake!
    Não li ainda este livro da Jane Austen,mas adoro a escritora.
    Gostei muito da resenha deu vontade de ler.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acredita que eu nunca li nenhum livro da autora
    Mas já assisti orgulho e preconceito e gostei bastante
    Quero ter a oportunidade de ler todos os livros da autora
    Pois amo essa epoca

    To seguindo aqui *

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Você parece ter gostado do livro, mas só deu três estrelinhas, porque???
    Tenho vontade de ler todos os livros da Jane Austen. Li Orgulho e Preconceito e adorei.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  6. Já gostei tem romances,intrigas hum adoro pela resenha já vi que é um ótimo livro.
    Vou correndo por-encher o formulário para ver se ganho né que sabe dou sorte.
    Ótima dica Blake.
    Super abraço,Alexandra
    http://magiasbook.blogspot.com.br/2012/04/galerinha.html

    ResponderExcluir
  7. amiga nunca li jane A. e depois que li sua resenha fiquei doida para ler, e quando li a palavra gótico fiquei ainda mais doida hehehehe
    Eu adoro romances assim!!!
    Eu quero!!!

    Bjs
    Tem news no blog
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii ainda não li nenhum livro dessa autora, mas li essa resenha e adorei... certamente vou ler...

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li esse li vro porém me parece uma ótima leitura, então vamos tentar encaixar ela dentro da minha lista.

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    http://blogkimygabrielli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?
    Gosto deste tipo de postagem!Sempre boas dicas!
    Te acompanho pelo aplicativo, tá! Muitas vezes, não está dando para visitar ...aqui!
    Boa semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Já li Orgulho e preconceito, Razão e Sensibilidade, Persuasão e A abadia de Northanger. Este é o livro mais leve da Jane Austen, mais rápido e engraçado.
    é uma ótima dica para quem gosta de autores clássicos e procura um romance!

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  12. Estou louca para ler mais obras de Jane Austen... fiquei absolutamente fascinada por Orgulho e Preconceito, é um dos meus livros preferidos. Adorei a resenha, espero ser esta a próxima leitura da autora que farei... se bem que tem outros títulos também que estão na fila, hehehe. Teu blog é muito legal, gostei muito, já acompanhava um tempo atrás quando eu tinha um outro blog que acabei excluindo. Vou acompanhando sempre que puder. Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário com muita originalidade e carinho! E faça uma blogueira feliz!
Sem ofensas, por favor.
Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...